sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Tecnologia


Com o passar do tempo a tecnologia avança cada vez mais rápido. Somos inundados diariamente com toneladas de informação dos mais diversos meios de comunicação. Mas o que podemos aproveitar desse turbilhão de códigos e mensagens, o que pode realmente facilitar as nossas vidas?

A alguns anos atrás, 3 dimensões era um termo físico, coisa da NASA, ou no mínimo dos brinquedos dos parques da Disney, tudo muito longe de nós, quem diria que em pouco tempo teríamos uma avalanche de filmes produzidos em 3D e tantos cinemas preparados para recebê-los? A tecnologia sempre esteve presente na indústria cinematográfica, e agora, cada vez mais visível, impactante, e tudo isso em um cinema bem perto de você. Agora o mundo em 3 dimensões está invadindo também as nossas casas, o sonho de consumo do homem moderno já não é mais uma televisão em cores ou um vídeo game atari, todos os dias estão sendo produzidas e vendidas, em larga escala, TV’s que reproduzem imagens em 3D e vídeo games com jogos super interativos, também, no mesmo formato. Prometem ser como a TV de LCD ou de LED, cada vez mais ao alcance do consumidor Brasileiro.

Os Smartphones também atacam com tudo, pelo celular, hoje é possível assistir filmes, monitorar lugares através de satélites, fazer vídeo conferencias, operações bancarias, ouvir música, jogar games, acessar portais... São tantas funcionalidades que na maioria das vezes as pessoas que não forem altamente ligadas em novidades, não usarão sequer 10% de tudo que um smartphone pode oferecer. Apenas a sua indústria de games movimentou esse ano US$5,6 Bi.

Mas não podemos nos prender apenas as tecnologias envolvidas no nosso dia-a-dia. Vamos falar a respeito daquilo que hoje parece impossível, mas que no futuro poderá ser comum e revolucionário.
Na China está sendo desenvolvido e testado um modelo futurista de transporte público. A empresa chinesa Shenzhen Hashi Future Parking Equipment Co. elaborou um projeto de um veiculo parecido com um trem que se movimenta sobre trilhos elevados 2 metros acima dos carros. As estações também seriam elevadas e isso facilitaria bruscamente a circulação de carros nas ruas. O “Straddling Buss” como é chamado, funciona a base de energia solar e diminuiria em até 30% o engarrafamento em Pequim.

Ainda nessa linha de consumo sustentável, foi lançado esse ano pela Samsung em parceria com a TMN o primeiro smartphone ecológico. O Samsung Blue Earth foi todo fabricado com papel reciclável para diminuir efetivamente o impacto da poluição causada pela geração de lixo tecnológico, mas, o ponto principal do Blue Earth é o seu painel de captação solar localizado em sua parte traseira, energia pela qual o celular é abastecido, 100% ecológico. A energia Solar está a algum tempo em evidencia e tem se mostrado uma boa alternativa, ainda mais com o aumento da poluição e catástrofes naturais que envolvem o consumo predatório das nossas fontes de energia finitas. Japoneses da universidade de Saskatchenwan estão desenvolvendo e testando uma escova de dente especial, ela é elétrica, mas a sua energia também é renovável, com pequenas placas de captação solar em sua base, a escova funciona com a energia acumulada até da menor fonte de luz natural. Além disso, a Solardey-J3X desenvolvida pela Shiken, não utiliza pasta, ela possui um fluxo de elétrons que com a ação abrasiva e combinada com o ph da saliva humana, produz uma formula que mata bactérias e quebra as placas. Cientistas afirmam que a escova é muito mais eficaz que uma escova comum e ecologicamente correta, apesar de obviamente, não funcionar no escuro.

A tecnologia para desenvolvimento de um consumo de energia sustentável é tema de centenas de encontros em todo o mundo. Com o crescimento da população e o consumo constante de energia não renovável, a preocupação da humanidade é encontrar novas maneiras de gerar energia sem agredir o meio ambiente. É nesse ritmo que os cientistas estão desenvolvendo novos combustíveis, na Volvo, a tecnologia dos caminhões híbridos é a que traz mais perspectivas para o futuro, na fase de testes alguns caminhões serão equipados com um motor elétrico e com uma bateria que poderá ser retirada e recarregada quando o veículo estiver parado. Tal energia já foi implantada pela General Motors em um modelo de carro chamado XXXX que também tem uma bateria movida a energia elétrica. Também estão em fase de testes outras energias alternativas para frear o consumo de combustíveis fosseis no planeta, são, por exemplo, o biodiesel, biogás, biogás combinado com biodiesel, etanol/metanol, DME (um produto líquido obtido a partir da gaseificação da biomassa), diesel sintético e gás hidrogênio combinado com biogás, a maioria deles esbarra nos custos de implantação dos projetos, porém é cedo para descartar qualquer possibilidade.

A criação de novas tecnologias é fundamental para o desenvolvimento de qualquer civilização. É visível que estamos em um processo acelerado de descobertas e inovações, tanto no nosso cotidiano como em grandes centros científicos. As últimas realizações tecnológicas estão altamente focadas na elaboração de medidas alternativas para a conservação do meio ambiente, novas formas de comunicação rápida e Just in time também estão na mira de grandes investimentos. Cabe a nós estarmos sempre atentos as mudanças para que possamos nos adaptar rapidamente as novas ferramentas que o mundo nos oferece.

Por,Solon Gomes Amaral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário