sábado, 28 de agosto de 2010

Turismo Gramado.


GRAMADO

Muitas pessoas imaginam Gramado como uma pequena e bela cidade, situada na encosta de um morro, recoberta de neve nos dias frios do ano. Logo, cria-se a imagem de um casal em frente a uma lareira, degustando um vinho ou saboreando um fondue num ambiente acolhedor, quente e rústico. Para outras, nada disso passa pela cabeça. Relacionam sim ao agito em que a cidade se transforma a cada evento realizado, como o Festival de Cinema e o Natal Luz. Existem ainda, aquelas que tem Gramado como simplesmente a terra do chocolate ou aquelas que acham que Gramado é sinônimo de hortências. O certo é que Gramado tem muito a oferecer e quem por ela passa se apaixona.
Gramado é uma cidade que reflete bem o clima, sempre presente no interior gaúcho, das pequenas cidades européias. Suas ruas e seus jardins apresentam-se floridos nas quatro estações do ano, compondo com a paisagem nativa de araucárias, xaxins e samambaias uma harmonia perfeita com ciprestes, álamos, azaléias e hortênsias. A arquitetura, suas ruas limpas e floridas, suas praças, seus serviços qualificados mostram por que Gramado é o "coração" da Região das Hortênsias. Grande produtora de móveis, calçados, chocolates, vinhos, malhas, produtos de couro, artesanto, tornou-se um respeitável centro de compras e isto bem justifica o nome dado ao lugar, que por si só constitui uma atração a parte: Gramado. Um Campestre de grama macia que servia de repouso e revigorava as forças de todos os que alcançassem este patamar serrano.
O tradicional passatempo em Gramado é apreciar a rica gastronomia, composta por variados e saborosos pratos oferecidos nos bares, restaurantes, casas de chá e chocolate disponíveis na cidade.
E nas Tradições de Gramado, um dos mais importantes centros de difusão da cultura dos imigrantes ítalo-germânicos no Rio Grande do Sul, tem o único museu do Estado dedicado exclusivamente a mostrar os costumes do gaúcho serrano. O museu, que faz parte do Centro de Tradições Gaúchas Rodeio Velho, foi organizado por Lúcio e Cilda Petersen durante cinqüenta anos e reúne utensílios da época da Revolução Farroupilha e da chamada Era do Couro. Ali é possível encontrar peças raras como o surrão (um depósito de couro para guardar cereais), a legítima boleadeira, o lirador, a badana (pele macia que se coloca, na encilha do cavalo de montaria, por cima dos pelegos), o soveu (laço grosseiro e muito rude, feito com duas ou três tiras de couro torcidas) e diversas peças confeccionadas em praia boliviana, tudo coletado em São Francisco de Paula, Bom Jesus, Lajeado Grande, Jaquirana, Vacaria, Cambará, Canela e Gramado. No total, são mais de 1 500 peças catalogadas, todas elas com uma história peculiar, que é contada detalhadamente pelos próprios Petersen em histórias que fundem realidade e imaginação. De quebra, pode-se assistir ainda a apresentação de violeiros e gaiteiros interpretando músicas típicas dos gaúchos do alio da serra. O Museu do Centro de Tradições Gaúchas Rodeio Velho está localizado na Rua Auguslo Zalli, 55 - fel (054) 286 1166 - Gramado RS. Visitas todas as sextas, das20h às 22h. Grátis.
Passeios Turísticos em Gramado tem os seguintes lugares :
Vale do Quilombo: uma Paissagem que se descortina diante dos olhos, mostrando o quanto Gramado é privilegiado pela natureza com 850 metros de Altitude. Também conhecido por “Belvedere”, localiza-se no inicio da estrada Gramado-canela.
Portico Velho: Localizado na entrada da cidade pela via Nova Petrópolis, foi construído em estilo bávaro e inaugurado em 06 de Janeiro de 1973.
Portico Novo: Localizando na entrada da cidade pela via Taquara, foi construído em estilo normando e inaugurado em 08 de Junho de 1991. É uma homenagem à colonização alemã em Gramado.
Parque Knorr: Área de 57 mil metros quadrados árvores e as hortências foram plantadas por Oscar Knorr, antigo proprietário do terreno. A casa no estilo bávaro usada para a residência da família Knorr é uma das atrações do Parque. Os passeios, o jardim e a maior plantação de hortência da região foram feitos para o descanso da esposa de Oscar Knorr, que tinha problemas de locomoção. No Natal de 1998, o Parque se transformou na Aldeia do Papai Noel, que funciona o ano inteiro.
Igreja Matriz: Inaugurada em 1942, é uma das maiores demonstrações de religiosidade da comunidade. Ela tem sua estrutura montada em pedra basáltica e exibe vitrais com imagem sacras em perfeita harmonia arquitetônica. A torre, de 46 metros de altura, inspira uma prece especial à São Pedro, seu padroeiro.







Por, Shanoa Pereira

Nenhum comentário:

Postar um comentário