sábado, 28 de agosto de 2010

Esporte.






Qualquer tipo de esporte, hoje, em geral, é usado em benefícios físicos e psicológicos. Ele é usado como forma de combate à criminalidade e auxilia na formação de cidadãos capazes de ajudar no desenvolvimento da sociedade. Essa pratica, alem de ser uma das ferramentas essenciais para combater a violência, produz corpos saudáveis e resistentes, o que faz bem a saúde e aumenta a auto-estima do esportista. Alem disso, proporciona prazer aos adeptos do esperto, como por exemplo, o futebol que, a cada dia que passa, aumenta mais e mais os admiradores, que, por outro lado, vem produzindo muita violência, tanto dentro de campo, como também nas ruas entre os jovens integrantes de torcidas organizadas.
O futebol é um dos esportes mais antigos que se tem conhecimento, e hoje é um dos mais populares no mundo, que atrai mais torcedores. Porem muitos deles, principalmente aqui no Brasil, dividem-se em grupos formando torcidas organizadas, que vão aos estádios, não só para torcer pelo seu time de coração, mas também com o objetivo de aplicar atos de violência, roubar e fazer vandalismo.
Antigamente, o futebol era um esporte de diversão e lazer, aonde iam idosos, crianças, adultos e jovens, com o objetivo de verem seus times jogando, e quando eram derrotados, usavam apenas palavrões, puxavam os próprios cabelos ou roíam suas unhas de tanta ansiedade, mas não havia violência contra o próximo. No entanto, as torcidas organizadas de hoje, compostas apenas por jovens, que vão aos estádios no intuito de brigar, praticar vandalismo, roubo e usar drogas, são bastante violenta e, na maioria das vezes, muitas pessoas inocentes tornam-se vitimas.
Por isso, devemos seguir no futebol os princípios do esporte, embora saibamos que o futebol é paixão e não se pode administrar paixão, mas isso não quer dizer que temos o direito de violar o direito do outro. Alem disso, temos que fazer uma profunda mudança nos nossos valores de mentalidade e cultura do respeito ao próximo e acima de tudo educar, pois quando passamos valores para os nossos filhos eles passam a respeitar o próximo e com isso evita-se tragédias que costumamos ver no nosso cotidiano.





Por, JOÃO BATISTA BEZERRA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário