O turismo interno é muito forte economicamente no Brasil, porém o turismo internacional não atinge a quantidade de turistas que sua capacidade permite, apesar de opções variadas de turismo e enorme território a ser visitado, ou seja, atingimos uma parcela muito pequena de quantidade de turistas estrangeiros com relação a parcela alcançada por outros países com o mesmo potencial que o nosso . Os fatores que afastam turistas, principalmente os estrangeiros são: medo da violência, ausência de estrutura ou pequena estrutura, falta de pessoas capacitadas no setor, além da grande distancia entre o Brasil e os países emissores de turistas como: Estados Unidos, China, e países Europeus.
O governo e as instituições privadas estão investindo consideravelmente para aumentar a participação deste setor na economia. Porém a participação da sociedade também é muito importante, pois esta tem um papel decisivo tanto na implementação quanto na manutenção dos processos.
É importante que a sociedade também atue como fiscalizadores do governo nos processos já implementados como o programa Vai Brasil que é um projeto que tem o intuito de fomentar a comercialização de pacotes turísticos no Brasil com condições especiais de preços; nos projetos de prefeituras que oferecem curso de idiomas principalmente a pessoas carentes a um custo baixo ou até em determinados caso sem custo algum; a casos de denúncia em situações que apresentem dano, descaso ou até mesmo discriminação a turistas, pois é necessário que todos se envolvam e entendam que a melhoria e incentivo ao turismo beneficia toda a sociedade.
Podemos aumentar a renda de diversas famílias aumentando a qualidade dos serviços oferecidos aos turistas, podemos melhorar a qualidade de vida de toda a sociedade com a receita obtida através deste setor, ou seja, se todos cooperarem todos saem ganhando: se melhorarmos o atendimento aos turistas, mais turistas que deixarão mais dinheiro no país.
O Brasil, onde podemos explorar todos os setores do turismo, ainda tem uma participação muito tímida, comparada a outros países com características semelhantes e em muitos casos até inferiores. Porém nossos governantes e a sociedade como um todo vem se conscientizando da importância e da diferença que a atenção a este setor pode trazer de benefícios.

Por, Ana Paula Horta