domingo, 25 de abril de 2010

Porque Investir em ações é a melhor forma de poupança a longo prazo?


A maioria das pessoas acredita que montar negócios é a forma mais eficiente de ganhar dinheiro. De fato, se olharmos para a história econômica, veremos casos de empresas que tiveram muito sucesso muito sucesso em seus negócios, cresceram muito e fizeram seus sócios ficarem ricos. Mas é importante saber que para cada 100 empresas que são abertas, 90 fecham as portas nos primeiros dois anos.

Isso nos faz pensar que montar um negócio pode nos deixar ricos, mas é também muito arriscado, que se feito da maneira errada, pode nos deixar pobres. Além disso, geralmente antes de montar seu negócio, o empresário tinha algum emprego, que na maioria das vezes é obrigado a deixar para se dedicar exclusivamente à sua empresa. O risco se torna ainda maior, pois além de investir todo o seu capital em um negocio que pode dar errado, ele também tem que abrir mão de sua renda.

Mas existe outra maneira de se investir em negócios, bem menos arriscada que a descrita acima, que é investindo em ações. As ações nada mais são do que uma participação na sociedade de empresas de capital aberto. Através da bolsa de valores qualquer pessoa ou fundo de investimento pode comprar participações em empresas, como Gerdau, AmBev, Itaú, Petrobras, etc.

Assim como montar um bom negócio é geralmente a melhor forma de se ganhar dinheiro, comprar participações em boas empresas também é. O desafio deixa de ser gerir a própria empresa, passa a ser selecionar as melhores empresas para se tornar sócio. Além de poder diversificar o capital em diversos setores da economia e empresas ( diluir o risco), não é necessário que o investidor abra mão de sua atividade principal e seu salário, para efetuar este investimento.

Por:

Bernardo Nahuys

Nenhum comentário:

Postar um comentário