sexta-feira, 30 de abril de 2010

Gastronomia e culinária - Cliente-espião (Avaliador)



Alvo: Restaurante “Banana Jack” Ipanema

O objetivo principal deste projeto é medir os fatores que influenciam na satisfação do cliente ao adquirir um produto ou serviço, desde a apresentação visual da loja até a qualidade percebida no atendimento. A missão é se passar por cliente para "espionar", avaliar e relatar a qualidade dos serviços prestados por seus funcionários. Analisaremos o atendimento por completo. Este projeto foi dividido basicamente em quatro partes (etapas): recepção, atendimento, higiene e resultado final.

O alvo deste projeto foi o restaurante da Zona Sul carioca “Banana Jack” que fica na Rua Jangadeiros, número 06, Ipanema. O restaurante é conhecido por seu exclusivo cardápio de “Fun drinks” com grande variedade de chopps e drinks, e sua variedade de hambúrgueres recheados. O cliente pode se divertir com games, fliperamas e pinballs espalhados pela casa, que ainda possui um Telão e 5 Tv's de plasma transmitindo os principais eventos esportivos: regionais, nacionais e estrangeiros.Para comemoração de eventos e aniversários, foi criado um ambiente exclusivo, o Jack’s Cage (a jaula do Jack) com bar exclusivo para convidados. Todas as segundas têm uma banda tocando ao vivo os clássicos do rock!

Atendimento inicial (recepção):

Cheguei ao restaurante às 19h20minh do domingo, día 12 de abril. Fui recebido com muita simpatia na porta pela assistente. Assim, que me acomodei na mesa chegou o garçom Lucas se apresentando com cordialidade. Ele demonstrou bom conhecimento sobre o cardápio oferecido sabendo informar seu conteúdo, sabia do que estava falando, o que ajudou na minha decisão. Começaram com o pé direito!

De cara pedi um chopp exclusivo com sabor de banana (Banana Jack Beer), confesso, com certo receio do que estaria por vir. Logo após pedi meu sanduíche, o “Rumble in the Jungle”.

Atendimento:

A cozinha foi eficiente e não demorou muito para chegar o pedido, levando em consideração que se trata de um restaurante cheio em pleno domingão. Vamos a melhor parte: O tão aguardado chopp de banana! O símbolo da casa, de fato, surpreendeu! Exótico e cremoso, muito melhor do que eu poderia imaginar.

O prato veio bonito e bem servido fazendo juz às imagens ilustradas. Mais pontos para o garçom graças a sua simpatia, rapidez e prontidão do serviço. Ofereceu a sobremesa!

Ao final, perguntei sobre as formas de pagamento. Paguei em dinheiro mesmo, sem muita demora como é de praxe de casas cheias.

Higiene / ambientação:

O ambiente me agradou desde o começo. Gosto do estilo da casa, que lembra mais um bar australiano. O jogo de idéias é bem interessante associando o nome dos pratos com esse contexto. Design de bom gosto e de acordo com a temática adotada!

A limpeza e higienização foram aprovadas! Avaliando desde os talheres até, claro, o banheiro. Agradou aos olhos. Parece-me ser um ambiente bem monitorado e supervisionado com boa gestão.

Resultado final:

Demonstrou ter diferencial, fator esse, que eleva o potencial de empreendimentos em geral. Posso afirmar que seus funcionários foram muito bem treinados. O segredo é simples: “antes de qualquer coisa, ofereça um bom atendimento”, funcionou.

Sucesso! Saí satisfeito e com uma bela imagem da empresa.

Por: Guilherme de Almeida Passos

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