terça-feira, 27 de abril de 2010

EsAEx – A Escola de Administração do Exército




A Escola de Administração do Exército (EsAEx), criada em 1988, está localizada em Salvador – BA e é um estabelecimento de ensino que tem como objetivo preparar recursos humanos para o Exército Brasileiro, nas áreas de Administração, Ciências Contábeis, Direito, Magistério, Informática, Economia, Psicologia, Veterinária e Enfermagem.

Os cursos da EsAEx inicialmente eram ministrados para oficiais e graduados de carreira do Exército, mas com a criação da lei nº. 7831 em 1989 instaurou-se o Quadro Complementar de Oficiais, que diz respeito a um processo de formação de novos oficiais para a instituição.

Com a implantação do Quadro Complementar de Oficiais, o exército possibilitou um importante passo na otimização dos serviços de recursos humanos, pois com o mesmo admite profissionais especializados e capacitados para atuar na carreira militar.

Desde 1992 a escola admitiu também em seu quadro de formação as mulheres, desde então, a Escola forma anualmente homens e mulheres com formação em distintas áreas do conhecimento, oriundos das mais diversas instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério da Educação, que aprovados em concurso de âmbito nacional, passam pelo Curso de Formação de Oficiais - o CFO/QC, para desempenhar e assumir as responsabilidades e funções de oficial do Exército, de acordo com suas especialidades.

O ingresso para o Quadro Complementar de Oficiais, se dá como já citado acima por meio de concurso público que usa como etapas, um exame intelectual, dividido em duas partes, sendo a 1ª uma prova de conhecimentos gerais que tem como disciplinas abrangidas: Língua Portuguesa, História do Brasil, Geografia do Brasil e Idioma Estrangeiro (Inglês ou Espanhol) e na 2ª parte uma prova de conhecimentos específicos para área que se destina o candidato. Após, os candidatos aprovados na primeira seleção passam por um exame de saúde e também por um teste de aptidão física composto de flexões de braço, abdominal e corrida de 12 minutos, e após isso a uma comprovação dos dados biográficos e uma revisão médica.

O Exército, durante o curso, fornece ao aluno alimentação, salário, alojamento e instrução, compatíveis com o posto de primeiro-tenente. A carreira do oficial do Quadro Complementar está estruturada desde o posto inicial de primeiro-tenente até o de tenente-coronel, os salários giram hoje entre 6 mil Reais e 11 mil Reais para as funções designadas acima respectivamente.

O Curso tem duração aproximada de oito meses e nesse período são ministradas instruções militares básicas e instruções específicas que visam adaptar o candidato em si e também seus conhecimentos as necessidades do Exército.

As vagas são limitadíssimas e a concorrência bastante acirrada. No último ano podemos verificar uma média de 150 a 170 candidatos por vaga em cada área específica de atuação.

As etapas do concurso se dão em diferentes meses do ano, desde a publicação do edital até o início efetivo do curso na EsAEx.



Fonte: www.esaex.ensino.eb.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário