domingo, 25 de abril de 2010

Carreiras e Oportunidades




NACIONAL ou IMPORTADO?

Fonte: empregos.ig.com

Para quem pode investir e pretende ter uma carreira internacional, fazer um Master in Business Administration (MBA) no exterior traz uma grande diferença no currículo. E automaticamente 2 possíveis ganhos vêem imediatamente à cabeça: salário mais alto e networking internacional.

Segundo uma pesquisa realizada pela MBA Alumni Brasil, grupo que integra escolas de MBAs internacionais, e pela consultoria de gestão de negócios Hay Group, em 2008, 85% dos 337 alunos que participaram do estudo disseram ter recebido uma proposta de emprego com melhores salários e benefícios após a conclusão do curso. Victor Breguncci, que fez MBA no International Institute for Management Development (IMD), na Suíça, e hoje é diretor global de uma grande empresa, confirma os dados. Ele diz que depois da conclusão do curso em escolas consideradas top de linha, o passe do executivo dobra de valor. “As vantagens do MBA no exterior são a expansão da cadeia de relacionamentos e o acesso a mercados globais”, afirma.

Não é apenas o aumento do salário que um programa desses no currículo proporciona. Na avaliação de Fernanda Grion, gerente de vendas de uma grande empresa, que fez MBA no Instituto de Empresa (IE), na Espanha, a vivência internacional e conhecer pessoas de outras culturas são ganhos extraordinários.

Além desses, um outro fator contribui para o aumento do rendimento profissional. Segundo Juliana de Lacerda, sócia da GNext, os MBAs no Brasil têm um formato parecido com os de cursos de extensão. “Nos programas internacionais, a imersão do aluno é completa”, diz.

Claro que como a maior parte das coisas na vida, o ganho é proporcional ao investimento, e logicamente, um MBA feito fora do país demanda uma grande disponibilidade financeira, principalmente se a dedicação do aluno precisa ser exclusiva.

Um outro ponto que merece atenção é o perfil da Escola e do País de escolha. Por exemplo, nos EUA, há a cultura dos MBAs serem freqüentados por jovens recém graduados, enquanto na Europ anualmen a, o público é mais velho, na faixa dos 31, 32 anos, inclusive, porque geralmente, as escolas européias demandam um bom tempo de experiência no mercado.

Por isso, se você tem planos de uma pós graduação fora fique bem atento à essas dicas para planejar bem o seu futuro. Para mais esclarecimentos, acompanhe as feiras internacionais sobre MBA que acontecem te nas principais cidades do Brasil.

Por:Luiz Henrique Lassance,Michel Silva,Fernanda Bragança,Marcelle Guimarães,Raphael Vaz,Vitor Monteiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário