domingo, 25 de abril de 2010

Exposição Gabriela Machado


Começa no dia 24 de março e vai até o dia 6 de maio de 2010 a exposição da artista plástica Gabriela Machado na Galeria Laura Marsiaj, Rua Teixeira de Melo 31c, Ipanema.

O ano passado foi de grandes e positivas mudanças na carreira de Gabriela Machado. Depois de realizar duas exposições na Caixa Cultural e lançar o livro Doida Disciplina, a artista recebeu um dos mais importantes prêmios de aquisição do Brasil, o Prêmio Funarte de Artes Plásticas Marcantonio Vilaça, destinado a aquisição de obras, Gabriela recebeu R$ 90 mil e, em troca criou três novas telas para serem doadas ao museu da Pampulha, onde serão expostas.

Para apresentar ao público algumas obras inéditas, a artista realiza sua primeira individual no espaço da galeria. Com ênfase às pinturas de cores vivas em tinta acrílica de grande formato, quase três metros.

- Quanto maiores as dimensões das telas, mais posso atacar. A escala é importante para me fazer perder o controle. O embate é sair da zona de conforto – afirma a artista.

A artista passa cerca de três horas preparando as tintas, parte para o papel e só depois enfrenta a tela, para retratar as formas da natureza das quais ela se alimenta quase que diariamente, no Jardim Botânico. Traz também a própria pintura que ela vê e revê nos museus pelo mundo: Manet, Matisse, Morandi, Sean Scully, Vermeer, Delacroix…..

A Videomaker Nani Escobar filmou Gabriela e mostra o video na exposição. A artista pinta no chão sobe e desce as escadas para ver as obras do alto e “ataca” a tela como ela diz, sem qualquer planejamento prévio.

a mostra trará ainda alguns desenhos, que ficarão expostos no anexo. A artista irá ocupar o espaço expositivo inteiro da galeria.


Por: Adriana Lima, Guilherme Gross, Priscila Naylor,Zeni França

Foto:Divulgação


Nenhum comentário:

Postar um comentário