sexta-feira, 30 de abril de 2010

Esportes de areia




FUTVÔLEI IPANEMA

O futvôlei é um esporte originado nas praias cariocas por volta de 1960, que se expandiu e já é praticado na Holanda, Itália, França, Grécia, Tailândia, Portugal, Canadá, Estados Unidos, Havaí, Argentina, Uruguai, Espanha, Suiça e Áustria.
O esporte começou a se espalhar pelo resto das ruas de Copacabana; em 74 chegou ao Leme e em 75, foi levado pra Ipanema e contou com a adesão de jogadores profissionais. A partir dos anos 80 o futvôlei teve grande desenvolvimento chamando atenção da imprensa e o interesse de patrocinadores, assim, em 84, a televisão descobre o futvôlei em Ipanema e promove desafios e disputas interestaduais com prêmios aos vencedores.
“Sabado com sol e sem vento, dia ideal para o Futvolei!” Pedro farias jogador de futvolei em Ipanema.
É praticado numa quadra na areia de 9X18m, muito parecida com a de vôlei de praia, a quadra é dividida ao meio por uma rede com 2,20m de altura.
Pode ser jogado por duplas ou times de quatro; a bola deve ser tocada com qualquer parte do corpo, menos braços e mãos, assim como no futebol. Cada time tem direito a tocar três vezes na bola, sendo que não o mesmo jogador, passando-a no terceiro toque para a quadra adversária. O jogo é disputado por sets de 18 pontos sem vantagem.
Hoje em dia o futvolei virou febre nas areias do Brasil, principalmente as cariocas que chegam a ocupar todas as redes da orla.
Na década de 80 é que surge o futvôlei feminino nas quadras da Miguel Lemos, em Copacabana. A presença feminina nos torneios, exibições, filmagens, partidas mistas e competições só cresce a cada ano, já que o futvôlei é um esporte mais “delicado” que o futebol pois não tem contato direto entre as competidoras; assim abrindo mais portas do que outros esportes para elas.

Curiosidades:
-O melhor jogador de todos os tempos no futevôlei chama-se Renan Lemmers (Rio de Janeiro, Brasil).
- O praticante mais famoso de futevôlei chama-se Romário de Souza Farias ou o 'Baixinho' (Tetra-Campeão no futebol com o Brasil em 1994).

Fonte: www.melhorespraias.com.br
http://pt.wikipedia.org/wiki/Futev%C3%B4lei


Por:
Ligia Barbosa
Marcelo Baars
Rouseleide Ferreira
Tirsa Guimarães

Nenhum comentário:

Postar um comentário