quinta-feira, 31 de março de 2011

Política. Por Nathalia Faria.


.

Observações de uma leiga: A arte de um discurso falacioso

Carl Von Clausewitz, estrategista militar e autor de " guerra", possui como uma de suas máximas mais dissipada que a " a guerra é a continuação política por outros meios". Ele a concebe de forma objetiva, de forma que ela só existiria se houvesse um objetivo político definido. Com a crise no Oriente Médio, a justificativa de ingerência do Ocidente em países arábes se perfaz por uma sociedade que se demonstra a mais evoluída e coerente com os seguintes pilares: democracia, dignidade da pessoa humana, proteção aos civis e respeito às soberanias dos Estados. Ou seja, um emaranhado de bravatas num mundo de contradições e conveniências.Talvez o que se viva sejam hipocrisias e repetições históricas e estratégicas disfarçadas de um humanitarismo frágil, que se trasmuta ao menor toque em Cruzadas e Imperialismo.

Num discurso clichê e bem articulado, Obama talvez nunca tenha mencionado tanto a palavra "together". Em suas palavras convenientes, lúdicas, agradáveis e nacionalistas, Obama ressaltou a democracia e a possibilidade de ascensão social; exaltou o compromentimento com as economias mais verdes e fontes de energia renováveis; descreveu a identidade entre Brasil e EUA no que tange à colonização; e que afirmou que "nenhum país deverá impor sua vontade ao outro" para atingir a democracia. Lembrou de Paulo Coelho, mas esqueceu-se de falar do Brasil no Conselho de Segurança da ONU, das práticas anticoncorrencias dos EUA em relação ao Brasil, e de mencionar que estava autorizando um intimidação bélica na Líbia enquanto visitava os "irmãos" americanos. Claro que, após sua autorização, discursou sobre a proteção dos civis e sobre as atrocidades de um ditador que não respeita a dignidade da pessoa humana, hoje inerente a qualquer ser humano. Inevitável é se questionar sobre qual democracia se protege; quais civis e quais Estados devem ser respeitados; o que é economia verde frente a não assinatura da Protocolo do Kyoto ou mesmo o que é dignidade da pessoa humana frente a Abu-ghraib.

Indubitavelmente, democracia e dignidade da pessoa humana, mais do que conceitos, são práticas. Hoje, ao abrir os jornais, viu-se um soldado americano que atuou na Guerra contra o Aferganistão, integrante do que se intitulou " kill team", depondo em seu julgamento sobre o assassinato de três civis afegãos: "o plano era matar pessoas". Quais pessoas? Civis, inclusive crianças e mulheres. Se há provas? Há fotos assustadoras no site das revistas " Rolling stones" e " Der spiegel". O soldado também relata que jogou a granada em Mudin (uma de suas vítimas), mas ele " não era uma ameaça". Bem, mesmo para um dos maiores estrategistas militares, havia também uma outro brocardo a ser respeitado : " a destruição física do inimigo deixa de ser ética quando ele pode ser desarmado em vez de morto". É, no mínimo irônico, que um "país aliado" adentre em território de outro Estado, e de forma autorizada, para "matar pessoas"; e que seus oficiais não saibam disso. E mais, que seu Presidente com discurso nacionalista e humanitário também não saiba disso. Isso é democracia? Isso são só Cruzadas repaginadas, Imperialismo disfarçado, Terrorismo mitigado, mas agora com a justificativa ideológica da Democracia e da defesa da Dignidade da Pessoa Humana. Essa é verdadeira arte do discurso.

Política. Por, K A E L L I N K A S T R O.


POLÍTICA OU PIADA PRONTA?

No Brasil assim como em outros países a política não é levada tão a sério quanto deveria, as pessoas votam e esquecem que exercer a cidadania não é só eleger alguém para representá-las e sim acompanhar essa administração de perto para pelo menos tentar garantir que seus direitos sejam respeitados, direitos como; o direito a vida, direito a liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade.

O que torna a política um assunto de pouco interesse e às vezes até desagradável pode ser a maneira como os políticos se safam de certas responsabilidades e até mesmo de crimes. Políticos que respondem a processos na justiça continuam no poder, poucos são condenados. Políticos acusados de roubo também voltam ao poder, parece até que o povo não tem memória, esquece tudo. E ainda tem aqueles políticos com má vontade, que burocratizam tudo; ganham salários altíssimos para fazer algo em prol das pessoas e não fazem nem o necessário, prometem, prometem e pouco fazem.

Quando o problema é “caixa 2” ou qualquer outro tipo de corrupção ou crime sempre é a mesma história, instalasse uma comissão parlamentar de inquérito, as famosas CPI’s; quando todo mundo já sabe no que vai dar; em “pizza”. O brasileiro tem que parar com essa conversa e cobrar até o fim para que a justiça seja feita e deixar de eleger essas pessoas de caráter duvidoso. A sensação de impunidade, a corrupção e a esperança “morta” talvez façam com que a maioria das pessoas percam a vontade de participar ativamente na construção de um país melhor. Aqui no nosso país as pessoas votam por obrigação e não por se sentirem responsáveis pelo rumo que nossa pátria vai tomar. Antes, em tempos mais difíceis as pessoas iam às ruas, lutavam com mais vontade a favor dos seus direitos hoje parece que fica um esperando pelo outro, acomodados e o que é pior aceitando tudo calado.

O que é também lamentável é como a carreira política se tornou alvo de estrelas televisivas, jogadores de futebol, ex-participantes de reality shows e até palhaço. Talvez pela facilidade de ganhar dinheiro “mamando nas tetas” dos cofres públicos. Isso é mais vergonhoso ainda por que elas acabam sendo eleitas, quer seja por uma forma de protesto ou por vontade real do povo; o fato é que isso só atrapalha a democracia. O povo vai elegendo pessoas que não sabem administrar nem sua própria vida quanto mais administrar uma cidade, um estado ou até mesmo um país.

Acredito que com a velocidade das informações graças à tecnologia, teremos uma mudança significativa na política no Brasil. Com um povo mais informado será mais difícil enganá-lo. Pelo menos assim espero.

Michael Lima

Clima Tempo. Por Hamilton Wilson.


Um péssimo inquilino


O homem vem sendo, há algumas décadas, acusado de ser o principal causador das mudanças climáticas que nosso planeta vem sofrendo. Pelo menos, assim o enfatizam importantes formadores de opinião: pública e científica, como o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA) e diversas ONG’s, que lutam pela proteção do meio ambiente, como a WWF.

Mas será esta uma verdade absoluta? Será que o homem é o único responsável pela degradação do meio ambiente? Para uma resposta precisa seria necessário, que conhecêssemos todas as variáveis que influenciam essas mudanças, ja que analises pontuais podem levar a conclusões precipitadas e a soluções não adequadas.

O que acompanhamos quase que diariamente nos jornais e revistas, são discussões acaloradas a respeito de um ou outro fator isolado, que influencia o complexo sistema ambiental do nosso planeta. A bola da vez é o aquecimento global ocasionado pelo efeito estufa, que tomou o lugar das discussões sobre a diminuição da camada de ozônio, tão em voga nas décadas de 1980/90.

Se nos dispuséssemos a pesquisar um pouco a respeito desses problemas pontuais, nos depararíamos com informações adicionais importantes e contraditórias às teorias mais divulgadas pela mídia. Por exemplo:

- Redução da Camada de Ozônio

O que se divulga na mídia:

A camada de ozônio serve como uma película protetora, filtrando os raios ultravioleta de luz solar, nocivos a qualquer tipo de vida. Cientistas identificaram como um dos agentes desta destruição o CFC, composto formado por: carbono, cloro e flúor, usado em aerossóis e gases para refrigeração. O cloro contido na molécula de CFC atinge a camada de ozônio após cinco anos de sua liberação e cada átomo de cloro tem a capacidade de destruir cerca de 100.000 moléculas de ozônio.

O que não merece a mesma cobertura:

Em 1990 a produção de CFC foi de 1,1 milhões de toneladas, contendo 750 mil toneladas de cloro. Estimativas indicam que desse total somente 1% atinge a camada de ozônio, destruindo-a. Por outro lado, os oceanos são responsáveis pela liberação de cerca de 600 milhões de toneladas por ano, resultado da evaporação da água. Estima-se ainda que o cloro liberado por vulcões ativos, na forma HCl (ácido clorídrico), é da ordem de 200 à 250 milhões de toneladas anuais. As erupções vulcânicas podem lançar, de uma só vez, alguns milhões de toneladas de cloro, com o agravante de fazê-lo na estratosfera, ou seja, diretamente na camada de ozônio.

- Aquecimento Global, o Efeito Estufa

O que se divulga na mídia:

Os vilões neste caso são as emissões de CO2 (dióxido de carbono), resultado da queima de combustíveis fósseis. Estimativas indicam que 40% dessas emissões são provenientes de usinas térmicas que queimam: carvão, gás natural ou óleo diesel. 36% é resultado da utilização de motores a combustão interna, seja em: carros, caminhões, ônibus, trens, aviões navios, etc. Os restantes 24% tem sua origem em fatores diversos.

De acordo com os cientistas, o CO2 liberado na atmosfera forma uma camada que funciona como um armazenador de calor gerando o efeito estufa. Ou seja, a radiação solar, em condições normais, seria em parte refletida por nossa atmosfera, outra absorvida e depois liberada pelo planeta e o restante simplesmente atravessaria nossa atmosfera. Porém, partículas e gases estranhos à atmosfera, particularmente o CO2, tem a propriedade de absorver o calor liberando-o em todas as direções, inclusive para a superfície da Terra.

Uma comparação grosseira seria a de dois carros parados ao sol, um com as janelas abertas e outro com elas fechadas. O resultado seria um aumento de temperatura interna maior no segundo veículo, similar ao de uma estufa. Esse fenômeno seria responsável pelo incremento das temperaturas médias nas últimas décadas.

O que não merece a mesma cobertura:

Existem estudiosos e cientistas que não concordam com a tese de que o CO2 produzido pelo homem seria responsável pelo efeito estufa, em função desta quantidade ínfima quando comparada as liberações naturais dos oceanos, solo e vegetação. Segundo eles nossa atmosfera recebe 200 bilhões de toneladas de carbono por ano, sendo que o homem é responsável por apenas seis.

Na questão do aumento da temperatura media, alguns meteorologistas dizem que as médias utilizadas tem como base períodos muito curtos e recentes, sendo normalmente associadas a grandes centros urbanos. Em pequenas cidades que quase não cresceram nos últimos 2 séculos, em muitos casos seus registros mostram casos de uma diminuição da temperatura média anual.

Não tomo o partido nem defendo qualquer um dos lados. Tenho convicção que ambos estão defendendo fervorosamente suas ideias, visando algum tipo de retorno financeiro, seja para financiar suas pesquisas ou ações (no caso das ONG’s). Acho ingenuo acreditar que grandes corporações da área do: petróleo, petroquímica, mineração, automobilística, dentre outras diretamente afetadas, não financiem estudos cujo objetivo é o de minimizar o impacto das suas indústrias na degradação do meio ambiente. Recentemente, pesquisadores do INPP (Painel Intergovernamental da Mudança do Clima), ogão acreditado pela ONU, foram acusados de manipularem dados, para comprovar estudos do incremento da temperatura mundial.

Aqui vai a pergunta de um milhão de dólares: em quem acreditar então? Resposta: não sei. Afora os idealistas e ativistas, não vejo um envolvimento da população na questão ambiental do nosso planeta como um todo. Claro que existem as exceções, ou melhor, dizendo, as unanimidades. Quem é contra o fim da matança das baleias (exceto os japonese), a redução do desmatamento ou que se proteja o mico-leão-dourado e o panda da extinção?

Mesmo que os estudos apontando os problemas do efeito estufa, redução da camada de ozônio, aquecimento dos mares e outros do gênero estivessem errados, não nos da o direito de continuar agredir o meio ambiente da forma com que estamos. Devemos contribuir com o que estiver ao nosso alcance e exigir discussões sérias e aprofundadas, abordando o meio ambiente como um sistema integrado, que resultem em estratégias para o futuro. Nunca é tarde para lembrar que a natureza tem um péssimo hábito, sabiamente descrito por Albert Einstein na frase: “Quando agredida, a natureza não se defende apenas se vinga.”

Moda. Por, Hamilton Wilson.



Afinal de contas o que é moda. Poderíamos dizer que no passado, era a forma com que o homem se distinguia de outros no quesito vestuário, cuja finalidade era a de proteger contra intempéries. Com o passar do tempo, a moda passa a ser influenciada por aspectos culturais e comportamentais, ditando padrões que atendessem aos anseios de diferentes grupos.

Diversos padrões surgiram ao longo da história da moda, formando ícones e tendências que até hoje são mundialmente conhecidos. Poderíamos falar das modelos e “top models” que conquistaram os seus lugares nas passarelas e nos “billboards” de Times Square, em Nova Iorque, vestindo e vendendo roupas de grife. Mas, como dito acima, a moda vai além do óbvio e das vendas. Ela se incorpora nas roupas que usamos diariamente, para transmitir um estado de espírito ou uma ideologia.

Inúmeras celebridades já fizeram uso da moda para expressar sua forma de pensar e ser, tais como: Michael Jackson, Madonna, Annie Lennox, Beyoncé, Cher, Björk, dentre outras. Recentemente, a cantora Lady Gaga, tem chamado a atenção da mídia e de seu público, para sua forma de vestir.

Lady Gaga tem utilizado sua imensa exposição na mídia para exibir trajes de estilos e grifes diferentes. Polêmicas a acompanham desde o início da sua carreira, quando usava apliques megalomaníacos, de formatos diversos, que combinando-os com roupas extravagantes. Sua escolha de vestuário, especialmente as usadas em aparições públicas de grandes eventos, são sempre ousados. Dificilmente essas exposições deixam de provocar grandes debates nas mídias especializadas em moda.

Alguns entendem que a forma da cantora se expressar na roupas seja exagerada, até mesmo agressiva. Por outro lado, há os que afirmam que essa forma de expressão reflete exatamente a forma de pensar da cantora. Lady Gaga acredita que o conceito da moda transcende a estética.

O vestido de feito de carne crua, usado por Lady Gaga no Video Music Awards de 2010, traduz bem essa forma rebelde de ser. Apesar da desaprovação geral, por ser algo extremamente agressivo, ela defendeu sua atitude dizendo o seguinte: “Certamente não tive a intenção de desrespeitar “vegans” e vegetarianos. Como vocês sabem não sou uma pessoa preconceituosa. Entretanto, existem várias interpretações para ele (o vestido), mas para mim esta noite... Se não lutarmos por aquilo em que acreditamos e se não lutarmos por nossos direitos, muito em breve vamos ter tantos direitos quanto os da carne sobre nossos próprios ossos. E eu não sou um pedaço de carne”.

Recentemente, Lady Gaga brindou seus fãs com mais uma aparição polêmica, quando no Grammy Awards de 2011 desfilou no “tapete vermelho” dentro de um ovo, carregada por quatro modelos, representando o início da vida, um feto.

Lady Gaga se inspira nos seus ideais e experiência de vida, expressando-os em não só em suas músicas mas também em seus “visual”. Ela acredita que expressar uma opinião é essencial, por mais escandalosa e exagerada que seja. E que externar essa opiniões nas suas roupas e músicas, é uma forma de encorajar seus fãs a fazerem o mesmo.

Por mais esquisito, grotesco, e indecente que sejam os trajes de Lady Gaga, foram eles que a levaram a concorrer e ser premiada como ícone da moda de 2011, pelo CFDA (The Council of Fashion Designers of America). Lady Gaga passa, assim, a fazer parte de um grupo seleto de mulheres, juntando-se a Kate Moss, Sarah Jessica Parker, e Nicole Kidman, também vencedoras deste prêmio, como referência na moda.

Imagem: AP Photo/Chris Pizzello

quarta-feira, 30 de março de 2011

Tecnologia. Por: John Lenon de Macêdo Silva.


Nintendo,inovando em tecnologia 3D


Sem previsão para lançamento no Brasil,o novo portátil Nintendo 3DS, que foi lançado no começo do mês de março no Japão,chegou as lojas dos Estados Unidos,no último domingo (27/03),com a promessa de dispensar o uso dos óculos 3D.

O novo Nintendo 3DS,não tem apenas a nva tecnologia 3D como atrativo.Ele vem também com outros recursos como conectividade,máquina fotográfica 3D e jogos de realidade aumentada.

O novo console da Nintendo é a evolução da linha Nintendo DS,que foi lançado em 2004,e teve uma versão aperfeiçoada em 2009,o Nintendo Dsi. O novo Nintendo 3DS é um pouco mais leve do que a versão Lite ( versão original ),e conseguiu inovar no design,apresentando uma boa empunhadura e apresenta um disco analógico,que permite melhor controle dos jogos com ambientação em 3D.





Não pense que as imagens irão saltar da tela do Nintendo 3DS nos games. O efeito proporcionado pela tela superior do aparelho dá uma sensação de profundidade.

A Nintendo tem como proposta manter seus usuários sempre conectados,sempre com seus consoles no bolso ou nas mochilas,para poder trocar informações com outros usuários do novo Nintendo 3DS.

Artes. Por, John Lenon de Macedo Silva.


'Abaporu' chega a Brasília



Uma das mais famosas artes da Artista brasileira Tarsila do Amaral,
chegou a Brasília nesta quarta-feira,dia 16/03,para uma exposição no Palácio do
Planalto que irá começar no próximo dia 23.
A obra de arte que fica exposta no Museu de Arte Latino-Americana
de Buenos Aires,chegou sobre um forte esquema de segurança,que teve escolta até
da Polícia Federal,chegou encaixotado,e foi levado pela rampa até o Palácio do
Planalto,onde ficará,para uma exposição só de artistas brasileiras.
A obra de arte,foi emprestada para a mostra “Mulheres artistas e
brasileiras,produção do século 20”,que será aberta pela presidente de Brasil,Dilma
Rousseff,e ficará exposta durante um mês e meio,tempo que durará a exposição.O
presidente dos EUA,Barack Obama,que chegará ao Palácio do Planalto no sábado dia
19/03,também deverá ir visitar a obra de arte,e terá um esquema de segurança maior
ainda.
A exposição reunirá cerca de 80 obras,entre telas e esculturas de 49 artistas
brasileiras. O salão Oeste,do primeiro andar do Palácio do Planalto,foi preparado
especialmente para a mostra,que será aberta ao público. Muitas das obras que serão
expostas,fazem parte do acervo de órgãos públicos,principalmente do Palácio do
Planalto,do Palácio do Itamaraty e do Banco Central. Também serão expostos
quadros de Djanira e Anita Malfatti,entre outras artistas.A mostra terá ainda obras
de artistas contemporâneas como a pintura de Estive Feliz,de Beatriz Milhazes ea
tela No Bosque,de Mariannita Luzzati. A Fundação Armando Alvarez Penteado é a
responsável pela curadoria.

Turismo. Por :,John Lenon de Macedo Silva.


Rio de Janeiro : lugar perfeito para o turismo e o lazer



O Rio de Janeiro,é a cidade perfeita para todos!É sem dúvidas,o melhor lugar para se passar as férias,no caso de turistas,e o lugar com as melhores opções de lazer para toda família.

São inúmeras as opções,para quem quer se divertir e relaxar. Lindas praias e passeios ecológicos impressionantes,que você só poderia encontrar na cidade maravilhosa!Algumas das opções do estado,são: Jardim Botânico,Vista Chinesa,Corcovado,Lagoa Rodrigo de Freitas,Parque da Catacumba,Parque Lage,Alto da Boa Vista,Pão de açúcar,Mirante do Pasmado,Forte de Copacabana,Forte do Leme,Morro Dois Irmãos,Pedra da Gávea e belíssimas praias por toda a costa do estado,que encantam a todos que visitam o estado.

Para aqueles que gostam de algo mais radical,uma ótima dica,é o voo de asa delta,feito no alto da Pedra da Gávea. O voo é feito por uma pessoa,acompanhada do instrutor de voo que deve ter carteirinha homologada pela ABVL ( Associação Brasileira de Voo Livre ). O voo pode durar até 20 ou 30min. , dependendo das condições dos ventos,e os voos podem ser filmados e/ou fotografados,e você pode sair com as fotos e filmagem alguns minutos depois,prontas.

O voo tem preços acessíveis,e pode variar de acordo com a época do ano. Todas as pessoas podem saltar,mesmo pessoas com deficiências físicas,nas condições de maiores de 16 anos,sendo que,os menores de 18,deverão apresentar autorização dos responsáveis legais,até menores de 72 anos. As pessoas ainda irão contar com um maravilhoso passeio pela Floresta da Tijuca até a chegada ao topo da Pedra da Gávea,local do salto.

Politica. Por, John Lenon de Macêdo Silva.


Visita de Barack Obama ao Rio de Janeiro


Chega amanha,sábado,dia 19/03,a Brasília,o presidente dos EUA,Barack Obama.

Obama vem pela primeira vez,desde que assumiu o governo americano,ao Rio de Janeiro!No domingo,dia 20/03,Obama vem ao Rio,para visitar alguns pontos da cidade,como o Corcovado,Cidade de Deus e o clube do Flamengo na Gávea.

Medidas especiais de segurança,serão tomadas para a visita do presidente dos EUA,que faria uma apresentação na praça da Cinelândia,mas que acabou sendo vetada pelo governo americano,e agora,Obama,irá se apresentar apenas para um grupo menor de pessoas no Teatro Municipal. As causas do cancelamento ainda não foram reveladas,mas a justificativa mais provável,é que tenha sido por cautela,em função do aumento da tensão na Líbia.





)

O sistema de segurança na praça da Cinelândia,havia sido reforçado para a aparição do presidente dos EUA. A estação de metrô Cinelândia,que recebe diariamente um fluxo de cerca de 50 mil pessoas,ficaria fechada,e todas as pessoas que passassem pela praça usando mochilas,guarda-chuvas,e bolsas,seriam revistadas para maior segurança do presidente,sendo apenas permitida a presença com câmeras e celulares.

Um dos temas que serão discutidos entre o presidente Obama e a presidente do Brasil,Dilma Rousseff,será o fim da exigência do visto de entrada entre os dois países. Dilma quer que o Brasil seja incluído no Visa Waiver,que atualmente é composto por 36 países,entre eles,integrantes da União Europeia e países asiáticos como Japão e Coréia do Sul. O principal argumento brasileiro,é o incremento do turismo brasileiro nos EUA e a redução do risco de que os turistas se transformem em imigrantes ilegais.Existem alguns critérios técnicos para que países possam chegar ao Visa Waiver, um deles é o índice de rejeição de vistos,que é baixo no Brasil,apenas 5%.Outra questão é a imigração ilegal.Além disso a estabilidade política e econômica no Brasil também é levada em consideração.


GASTRONOMIA. Por Ludmila Navarro Jeolás



História da Massa


A pasta (do latim tardio “pasta” , derivado do grego “paste” = farinha misturada com água) é o produto que se obtém amassando farinha de cereais com água ou outro líquido, e sal. Ela pode ser fresca, seca, com ovos ou recheada.

Cerca de 80% do consumo mundial é da massa seca.

Nós vamos falar aproximadamente de 7.00 anos, quando o homem começou a abandonar a vida nômade e aos poucos se tornou colheiteiro e agricultor. É nesta época, que a história do homem e a do trigo se cruzam dando origem à história da “pasta”.

No início o trigo era colhido de forma selvagem com outros cereais, mas com o passar dos anos, e com a experiência sendo adquirida, o homem foi aprendendo a lidar melhor com estes cereais, moendo os grãos, amassando a farinha com água, estendendo a massa bem fina e cozinhando-a sobre uma pedra aquecida.

Existem elementos suficientes, para supor que na China, século I A.C., eram consumidos pela população, algum tipo de massa, parecida com o talharim atual.

As primeiras datas sobre a História do Macarrão na Itália são:

1.154 – onde o geografo árabe Al-Idrin escreveu um relatório, onde descrevia que perto de Palermo, na pequena cidade de Trábia, se fabricava uma massa em forma de fios chamada triyah, exportada por navio.

1.279 – onde o tabelião genovês Ugolino Scarpa, redigiu um testamento em que um velho marinheiro deixava aos seus herdeiros uma barrica cheia de macarrão.

Esta data é importante, porque desacredita na teoria que o macarrão foi levado a Itália por Marco Polo, já que a viagem dele foi em 1.295, bem depois do testamento.

Em 1.500, criavam-se corporações de maneiros em toda a Itália, com leis e regras estritas, cuja transgressão era severamente punida. O macarrão foi por séculos um produto caro, mas, com a invenção do torchio, um tipo de extrusora, ele finalmente entrou, a partir do século XVII, na alimentação de todos e se tornou tão popular que em Nápole, era vendido temperado com queijo ralado.

Hoje em dia, a criatividade dos chefs italianos e internacionais, faz com que se preparem ótimos pratos de massa sem a colaboração do tomate. Mas sem dúvida, a massa pode servir de base de inúmeras criações, e se tornou assim o símbolo da identidade italiana, reconhecido como tal em todo o mundo, além de ser um sucesso universal.

domingo, 27 de março de 2011

Tecnologia. Por, Carolina Elias.


Tecnologia

A tecnologia surgiu a partir da primeira necessidade humana de um instrumento ou máquina, quase tudo que temos hoje é uma tecnologia ou resultado dela. Mas, qual seu significado exato e onde podemos encontrá-la, são questões que muitas pessoas até hoje não conseguem responder.

A palavra vem do grego significando estudo da técnica, arte e ofício. São ferramentas e máquinas que ajudam a resolver problemas ou ao menos facilitar essa resolução. Enxergamos como uma coisa moderna, digital, relacionado a computadores e coisas do gênero, é uma inovação de fato, mas não precisa envolver somente o mundo digital. A roda, por exemplo, foi e ainda é uma grande tecnologia desde a época em que foi inventada. Afinal foi uma inovação para o meio de transporte, e uma ferramenta que proporcionou soluções de vários problemas, assim como a roupa, o parafuso, a escrita, etc.

Numa escala maior, temos tecnologia em áreas em que às vezes nem percebemos, como exemplo: tecnologia de manufatura, a tecnologia de infra-estrutura ou a tecnologia espacial. Em todas essas áreas é fundamental termos uma inovação para nos ajudar com problemas e dificuldades. Sempre são usados recursos naturais para serem transformados em produtos úteis e esses em maquinarias como computadores, escavadeira...

A ciência e tecnologia sempre andaram juntas, a primeira é o estudo da natureza através do método científico, já a segunda é a aplicação do conhecimento cientifico para conseguir um resultado prático. Ou seja, a ciência estudou os elétrons na corrente elétrica, a tecnologia ajudou a criar a lâmpada.

Resumindo, a maioria do que temos e vemos hoje é o resultado de um estudo que se materializou em tecnologia. Ela existe por uma necessidade que o ser humano cria ou tem. Mas hoje em dia fica cada vez mais difícil de não ter ou aperfeiçoá-la, e acreditamos que não podemos mais ficar sem os instrumentos que existem para tornar nosso cotidiano mais ágil e acessível.

Por: Carolina Elias

Turismo. O Porto, por Nathalia Faria.



A cidade do Porto, em Portugal, tem tantos motivos de interesse que muitos visitantes nem sequer vão mais longe, se apaixonam pela cidade e por ali resolvem permanecer durante toda a estadia. Seja para reuniões de negócios, turismo ou estudo (afinal, é a cidade portuguesa que recebe mais estudantes do programa erasmus), o local é atende à expectativa de todos os perfis de visitantes.

Num breve histórico, a cidade do Porto prosperou com o comércio desde que os romanos construíram um forte no ponto onde as suas rotas mercantis cruzavam o Douro. Rápido na expulsão dos Mouros no século XI e a aproveitar o aprovisionamento dos Cruzados a caminho da Terra Santa, o Porto tirou vantagens das riquezas geradas pelas descobertas marítimas portuguesas dos séculos XV e XVI. Mais tarde, o comércio de vinhos com a Inglaterra compensou a perda das lucrativas especiarias. Já nos séculos XX e XXI, o Porto expandiu graças à instalação de indústrias, universidades, centros de operações e vasto comércio que movimentam e trazem modernidade à cidade.

A segunda cidade portuguesa alia a indústria a um charme muito próprio. Em 2001, houve o reconhecimento da sua importância, a cidade foi Capital Europeia da Cultura, cujo centro histórico é Patrimônio Mundial da UNESCO. Para conhecer um pouco mais sobre seus encantos, vamos percorrer alguns dos principais bairros:

- Bairro da Sé: A catedral coroa a cidade e nas vielas no seu entorno há muitos monumentos. Não deixem de passar pela igreja renascentista de Santa Clara e a Estação São Bento. Abaixo da Sé está o bairro Barredo, que aparenta não ter sido modificado desde a Idade Média, as casas apóiam-se uma nas outras, formando um labirinto.

- Ribeira: Está junto ao rio Douro, abriga ruas estreitas e casas antigas, além da esplêndida Ponte Luís I. Lá nos deparamos com uma linda vista de Vila Nova de Gaia (onde estão as caves de vinho), muitos restaurantes, bares e clubes noturnos. É um dos cartões postais da cidade desde a sua revitalização.

- Cordoaria: Os jardins da Cordoaria, populares para os estudantes da Universidade do Porto, estão próximos à Torre dos Cléricos (monumento de passagem obrigatória). Os ruas íngremes em volta estão cheias de vida comercial.

- Aliados: a famosa avenida que segue até a Câmara Municipal encantando os turistas com a arquitetura dos prédios que a emolduram. Muitas lojas, bancos, cafés e escritórios a elegeram como sede. Nas proximidades ainda é possível chegar ao mercado Bolhão, local interessante para apreciar a variedade culinária e artesanal do cidade.

sábado, 26 de março de 2011

Moda. Por, Kaellinkastro.


MODA: FUTILIDADE OU NECESSIDADE?

A moda surgiu aproximadamente com o renascimento europeu por volta do século XV, deriva da palavra “modus” do latim que quer dizer costume. A quem diga que o primeiro ícone da moda foi o rei Luiz XIV (O rei sol) devida a sua excessiva vaidade e que através dele a França se tornou um cenário ditador de moda. A roupa sempre foi usada como uma forma de diferenciar as pessoas - e é até hoje - e compartimentar classes sociais; cada compartimento tinha um modo de vestir, o que significava uma forma de identificação. Inicialmente os tecidos eram muito caros e poucos tinham condições financeiras de comprar roupas.

Com a revolução industrial no século XIII, a chegada das máquinas popularizou o tecido e o tornou mais acessível, até os mais pobres podiam comprar roupas melhores. Além de que as cidades foram surgindo e a divisão de classe social antes percebida facilmente pela maneira de se vestir foi se tornando cada vez mais diluída. Nessa época as mulheres ainda usavam roupas sob medida o que deu origem mais tarde a alta costura com as modistas, que nada mais eram do que estilistas que ditavam tendências.

Embora haja todo um contexto ao redor da moda que tenta torná-la algo mais importante do que ela é, ainda continuo achando que o exagero torna a moda algo fútil e desnecessário, daí é impossível tecer alguma crítica sem se reportar ao marketing, que potencializa tudo que envolver dinheiro. As pessoas nessa loucura de quererem se diferenciar na multidão acabam se tornando iguais a outras pessoas; isso é meio lógico; a garota que deixa de comprar na Renner por que ela não quer ser igual a outras garotas que não têm condições de comprar na Osklen, ou seja, garotas de classe média baixa; acaba se tornando igual as outras garotas que esnobam vestindo roupas caríssimas que nem valem o dinheiro que foi pago nelas. Mas, na lógica dessas garotas é muito melhor gastar o salário todo numa roupa e se parecer com uma garota riquinha do que comprar roupa popular e se parecer com uma garota suburbana.

É bem verdade que a moda movimenta bilhões a cada ano em todo o mundo e aquece a economia de vários países garantindo assim mais emprego e mais desenvolvimento; mas acredito que quando as pessoas passarem a valorizar mais as coisas simples e deixarem de ser tão volúveis a ponto de serem facilmente influenciadas; teremos uma sociedade mais igualitária onde as pessoas cobrarão preços justos por seus produtos. E se você usar um quinto da sua percepção verá que é um ciclo, você usa hoje o que já foi tendência em outra época e que amanhã já estará ultrapassado. Isso não é questão de inteligência é só uma questão de personalidade. A humanidade precisa muito mais disso do que da moda.

Michael Lima

Clima. Por, KaellinKastro.


BOLA DE NEVE

Atualmente, graças a fatores ligados ao capitalismo, fatores como lucro; o mundo vem sofrendo drásticas mudanças, e para pior. Nessa busca pelo o ganho rápido de dinheiro as empresas passaram a exagerar no uso dos recursos naturais, o que afetou diretamente o clima do nosso planeta.

Se pensarmos de maneira rápida e inteligente veremos que tudo se trata de uma “bola de neve”, o marketing manipula as pessoas a consumir cada vez mais, o que faz com que as industrias tenham que produzir muito mais e aumentando a produção aumenta também a quantidade de dióxido de carbono jogado na atmosfera o que por sua vez aumenta também o famoso buraco na camada de ozônio. Esse é só um exemplo, por que se formos contabilizar tudo que a natureza vem sofrendo, desde o desmatamento à extração exagerada do petróleo daria para escrever um livro. Sim, por que até esse processo do petróleo também causa distúrbios tanto na vida marinha quanto na terrestre. Isso tudo provoca também aquela questão bem famosa chamada aquecimento global, assunto que virou “moda”; fala-se muito, mas, pouco se faz; talvez seja uma forma do marketing minimizar o mal que causou ao mundo. O que realmente não convence tudo continua acontecendo. Então, a temperatura do planeta se eleva e causa o derretimento acelerado das calotas polares; tempestades, secas, furacões e outras catástrofes naturais são a resposta que a terra está dando a humanidade. Esses efeitos saem muito caro, e o custo são milhares ou milhões de vidas por todo o mundo. Alguém liga para isso? Sinceramente, acredito que muita gente esteja se importando, aliás; os pobres se importam com isso, mas eles não podem fazer nada, alienados, acomodados e facilmente influenciados o que podem fazer de expressivo para mudar essa concepção de que o que mais importa é o dinheiro? Nada. Os ricos e milionários só querem saber de uma questão: O que fazer para ganhar mais dinheiro? E aí o cuidado com o que deixaremos para as gerações futuras vai “descendo pelo ralo”. Absurdo isso! Por enquanto o clima continua louco e imprevisível, chove onde não era para chover, neva numa quantidade surpreendente em lugares onde pouco se via neve, falta água em lugares onde deveria ter água em abundância, ciclones e trombas d`água em lugares totalmente imprevisíveis. O lugar de onde está sendo tirado o petróleo está ficando vazio, o que ficará em seu lugar? Será que não é isso que causa o deslocamento das placas tectônicas? Esse último terremoto no Japão não foi só mais um desastre natural também foi o causador de uma mudança no eixo de inclinação da terra o que fatalmente vai afetar também o clima; afirmam especialistas da área.

Sem ser pessimista, pois está muito longe, de eu ficar esperando o mal acontecer, acho que a tendência é piorar. O homem não vai se conscientizar disso tão cedo e acredito que é um pouco tarde para isso; existem coisas que são irreversíveis. O que fica de bom é que supostamente daqui a cem anos já não estarei aqui para ver em que o mundo se tornou.

Michael Lima


Tecnologia. Por Hamilton Wilson.


NFC – Near Field Communication


Não faz muito tempo que para realizarmos uma chamada telefônica, interurbana ou internacional, no Brasil, necessitávamos de um aparelho telefônico fixo e do auxilio de uma operadora. Hoje em dia, a tecnologia da telefonia móvel nos permite comunicar com qualquer parte do mundo, de onde estivermos. A mobilidade da comunicação passou a ser de vital importância na vida das pessoas e seguindo essa tendência,. os modernos aparelhos de telefonia móvel, ou celulare, passaram a incorporar uma série de funções adicionais.

Agendas, jogos, email, internet, música, vídeo, GPS, são algumas dessas funções disponíveis nos aparelhos mais modernos, os “smartphones”. São tantas utilidades, que nos fazem lembrar dos canivetes suíços. Mas se depender dos fabricantes dos aparelhos novas funções serão incorporadas nos celulares, como por exemplo os cartões de crédito. Imagine a facilidade que seria ir até um estabelecimento comercial e efetuar o pagamento da despesa utilizando seu celular. Para viabilizar essa nova funcionalidade, será necessário equipar celulares com a tecnologia NFC (Near Field Communication), permitindo-os efetuar transações com dispositivos especiais de venda.

A tecnologia NFC (Near Field Communication), similar a Bluetooh, propicia a comunicação entre dois ou mais dispositivos, desde que estejam próximos, algo em torno de 20 cm. A opção da utilização do NFC sobre o Bluetooh deve-se a fatores econômicos, já que o primeiro é uma plataforma aberta enquanto o Bluetooh é patenteado pela Ericsson.

Certamente ainda há vários problemas a serem superados, até que essa tecnologia venha a ser disseminada nos celulares. A segurança dessa comunicação/transação e a proteção do usuário em caso de extravio ou roubo do aparelho, estão entre as principais preocupações da indústria. Outras questões como: o interesse dos comerciantes em adotar essa nova tecnologia e o número de usuários de celulares dispostos a fazer uso dessa nova funcionalidade, também é objeto de estudos e pesquisas por parte dos interessados nessa tecnologia.

Superados esses problemas, a tecnologia NFC permitirá incorporar outras funções nos aparelhos celulares como: o documento eletrônico (carteira de identidade/motorista, passaporte) e transações bancárias. De olho nesse novo mercado estão gigantes como: Apple, Goggle, Verizone, Motoroal, sem falar nas operadoras de cartões de créditos e grandes bancos: brasileiros e internacionais.

Política. Por, Susana Riechert.






Não é muito fácil falar de política.
A maioria dos brasileiros estão sempre reclamando dos políticos. No entanto, eles estão no governo por causa do nosso voto. Sendo assim, é nossa culpa de termos políticos que achamos que são incompetentes, Adicionar imagemque não fazem nada para a população e que só estão no poder por causa do dinheiro fácil.
A grande maioria dos brasileiros só se lembra da política na época das eleições. Como o nosso voto é obrigatório, ficamos todos assistindo o horário eleitoral para escolher o menos pior. Se acreditamos que todos são péssimos candidatos, deveríamos anular o voto, pois desta forma, os políticos iriam ver que nós não acreditamos mais nas suas promessas. E assim, tenho a certeza que eles perceberiam não estar mais agradando a população e que teriam que mudar seu comportamento perante a sociedade.
Não adianta reclamar após as eleições. Nós somos os culpados por termos maus governantes. Temos a mania de generalizar que todos os políticos são corruptos. São tantos escândalos que lemos nos jornais que muitas vezes é melhor nem saber, pois isso gera uma grande decepção.
Depois das eleições ficamos cheios de expectativas, que dessa vez vai ser diferente e o que vemos é que nada está mudando para melhor no país. Ao contrário, cada vez mais escândalos e isso só traz mais descontentamento por parte da população. Se os nossos governantes não agirem com ética, como esperar que o povo tenha ética com os outros. Muitos brasileiros pensam que se o governante pode fazer suas trapaças, porque eles também não podem. Muitos pensam que o certo é tirar vantagem em tudo, ser o esperto, o malandro.
Temos que pensar em nossos direitos e obrigações com ética para que possamos nos orgulhar do país em que vivemos.
Resumindo, o povo deveria nas próximas eleições só votar naqueles candidatos que agiram com ética e anular o voto nos demais. Assim, teremos somente bons governantes e não teremos do que nos queixar.

Moda. Por, Nathalia Faria.



Dois dedos

"_ Sr., quero cortar meu cabelo!

Mas apenas dois dedos

Entende o que digo?

Gosto de cabelo cumprido

E mesmo que esteja despontado

Não corte um bocado

Atenda ao meu apelo!

Cabelos curtos me envelhecem

Sei que cabelos crescem

E cumpridos me rejuvenescem"

"_ Claro! Aqui, em meu recinto

Olhe.. não minto!

Sou a favor de cabelo comprido

Fazemos o gosto do cliente!

Então agora fique sil ente

Que preciso me concentrar!"

" _ O que está fazendo?

Está cortando demais, senhor

Lembre-se dois dedos, por favor!

Não está do meu gosto!"

" _Mas estou reavivando seu rosto!

Ah, ele está lindo!

Antevejo o sucesso vindo!!!"

"_Senhor, meu cabelo está no pescoço!"

"_Fiz o que me falaste!

Gostaste?"

"_Claro que não!

Tosaste meu cabelo

Para meu desespero..

Não posso nem olhar no espelho!"

"_Querida, terá se de adaptar!

Daqui a um mês espero você voltar! "

"_ Para isso o senhor vai esperar...

O carnaval passar, o ano acabar

Não vou mais retornar.

Adeus!"

"_Mas, e seus cabelos?"

" _ Meus cabelos?! Cabelos crescem!

Para meu grande conforto,

Só me resta este consolo! "



Entretenimento. Por, Nathalia Oliveira de Faria





Tathyana – Estreia novo espetáculo de Cia Deborah Colker

A coreógrafa brasileira com fama internacional, Deborah Colker estreia um novo espetáculo em março deste ano: Tathyana. O zum-zum-zum em torno de sua mais nova criação começou desde julho do ano passado, enquanto ainda dava entrevistas sobre outro sucesso de crítica, o espetáculo Ovo, criado e dirigido para o Cirque Du Soilel.

Intrigados com a escolha do nome? Sem dúvida ele é sugestivo, pois Tathyana é o nome de uma das personagens do livro do século XIX do escritor russo Alexander Pushkin, Eugenio Oneguin- inspiração para este espetáculo. A personagem Tathyana, é envolvida em uma difícil relação amorosa entre sua irmã Olga, o poeta Lenski e o insensível Oneguin. O livro fala sobre as transformações desses personagens, sobre a escolha da vida. É uma história de amor, mas também de crescimento, de amadurecimento, então de perdas, de mortes, de reflexão. Pelo que nos parece, muitas emoções estarão em movimento no palco!

Não acreditamos que tenha sido um desafio para Deborah transmitir esses sentimentos em uma obra tão erudita, que ainda será acompanhada por trilha sonora clássica, composta pelos compositores russos Rachmaninov, Prokofiev, Stra­visnky e Tchaikovsky, já que ela “reinventou a roda”. Colker ganhou notoriedade pela sua criatividade e, principalmente, por colocar no palco elementos cênicos que exploram ao máximo os movimentos do corpo dos bailarinos, expandindo dimensões e intrigando a plateia, afinal, quem não se lembra do esptáculo dos vasos chineses (espetáculo 4×4) e da roda (espetáculo Rota)?!

A companhia apresentou a pré- estreia do espetáculo no Festival de Curitiba este mês. Estamos aguardando ansiosos a vinda ao Rio!

Economia.. Por, Susana Riechert.







A Economia é a ciência social que estuda a produção, a circulação e o consumo de bens e serviços para atender a população.
A Economia é dividida em dois grandes ramos: a microeconomia que estuda os comportamentos individuais e a macroeconomia que não se detém em relações individuais, mas procura estudar a realidade econômica de forma global.
Na macroeconomia se estuda a diferença entre o PNB e o PIB, se estuda a variável consumo e investimento, os gastos do governo, as transações com o exterior, o déficit público, o modelo keynesiano, a criação e destruição de moeda, a contabilidade do sistema financeiro, a curva de Phillips, as políticas monetária e fiscal, a estrutura do balanço de pagamentos entre outros assuntos.
Já na microeconomia se estuda a curva de possibilidade de produção, a demanda e a oferta, elasticidades, a teoria do consumidor, a teoria da firma entre outros assuntos.
Também não se pode deixar de mencionar o estudo da Economia Brasileira, como o pensamento dos desenvolvimentistas e monetaristas, o I PND e o II PND, a chamada inflação inercial, os vários planos de governo com as trocas de moedas até finalmente o Plano Real, que foi quando o país conseguiu índices de inflação baixos. Foi com Fernando Henrique Cardoso que se dá esse verdadeiro milagre no país. Este plano econômico foi elaborado por Pedro Malan, Pérsio Arida, André Lara Rezende, Gustavo Franco, Edmar Bacha entre outros.
Graças a eles, temos hoje em dia, preços estáveis e isso possibilitou a toda a população maior poder de compra. Isso fez com que a população pudesse adquirir bens, que antes era totalmente impossível. Antes do Plano Real não se tinha a noção do que era caro ou barato, pois os preços subiam constantemente. Hoje, as pessoas pesquisando têm a possibilidade de comprar o produto que querem a um preço mais baixo.
Espero realmente que a equipe econômica que temos atualmente seja realmente capaz de continuar mantendo o real como uma moeda forte e que o Brasil continue crescendo e trazendo melhorias para a população.

Esporte. Por Jéssica Meloni.


Mengão sem freio.


Diretamente dos bailes Funk para os gramados que são cenários de espetáculos,nessa onda de criatividades musicais das torcidas organizadas para levantarem a garra do time em campo,se formou uma febre na boca dos flamenguistas;o famoso refrão: ‘’É O BONDE DO MENGÃO SEM FREIO...’’

Dito isso,sendo coincidência ou não,o resultado foi mais um título da Taça Guanabara para o Flamengo.

Desde que chegou no Flamengo,Ronaldinho Gaúcho,é o protagonista de toda essa festa futebolística.Ele reina em campo e não é de hoje,já fez seu nome aqui no Brasil e no mundo todo também.

A expectativa de todos os flamenguistas é que o time continue com entrosamento e que ‘’Lei Seca’’ nenhuma pare esse bonde sem freio para o alcance de mais títulos

Economia. Por Jéssica Meloni.




Todos mundialmente falando estão abalados e envolvidos com a tragédia nuclear no Japão e tentando de alguma forma reverter a situação para minimizar os efeitos na natureza.

Infelizmente este fato abalou vários setores comerciais no Japão: a economia,o meio-ambiente,a política,etc.

Olhando pelo lado econômico apesar de todo esse caos o Brasil irá ganhar mais do que perder,pois insumos necessários para reconstrução serão comercializados do Brasil para o Japão.Conforme dito pelo site ‘globo.com’ será necessário maior demanda por cimento,minério e alimentos.

E olhando pelo lado popular e emocional o Brail além de alavancar em certo ponto a economia irá também ajudar os sobreviventes do Japão.

Política. Por Jéssica Meloni.


Trigésima sexta Presidente do Brasil,entrou para história do país. A única mulher que assumiu este posto,eleita pela nação.Isso é mais que admiração é respeito.

Num país onde mulheres não tinham autonomia,não podiam trabalhar fora de casa,não tinham liberdade de expressão porque eram consideradas fracas.Se renovou e talvez com a globalização deixou de discriminar o sexo femenino.

Prova deste fato ocorreu no dia 1° de Janeiro de 2011,no qual assumiu o mandato a presidente atual do Brasil: Dilma Rousseff,formada em economia e de religião Católica Romana.

Dilma representa a força e a inteligência da mulher brasileira,além da República Federativa do Brasil. Esta merece aplausos.

Esporte. Por, K A E L L I N K A S T R O.


O CAMINHO DO ESPORTE AO LONGO DO TEMPO

A origem do esporte, precisamente falando; é algo ainda incerto já que muitos o definem como a mais antiga forma de atividade; atividade essa praticada pelo homem depois de se alimentar. Durante a antiguidade na Babilônia, no Egito, na Assíria já existiam monumentos de vários estilos quando a prática desportiva começou. Eram monumentos representando luta, jogos de bola, natação, acrobacias e danças. Por volta de 2.700 a.C no Egito surgiam a luta corpo-a-corpo e a luta com espadas, mas com propósitos militares.

Há uma teoria que afirma que os gregos e os persas foram os primeiros povos responsáveis pela sistematização da prática do esporte. Como a Grécia foi uma das primeiras civilizações européias a atingir um auto nível de civilização não é preciso ser um gênio para saber que foi lá que as lutas, quer corporais; quer com espadas bem como outras práticas de educação física tenham saído do âmbito militar para se tornarem motivo de distinção social. Mesmo causando desgaste e suor as práticas esportivas geravam orgulho e prestigio.

O esporte foi passando por várias etapas: estagnação, na idade média, quando cristianismo ganhou força e passou a pregar a purificação da alma; declínio, quando a Grécia antiga foi conquistada pelos romanos e as competições cordiais davam espaço para disputas violentas; desaparecimento ou isolamento, quando a educação física era praticada somente na Grécia e por pequenos grupos; retomada, quando o humanismo nos séculos XVI e XVII redescobre a importância da atividade física; e nova sistematização, quando na Europa no século XVIII surgem as bases dos conceitos modernos de esporte. No século seguinte em Oxford na Inglaterra são definidas as regras para jogos com a reforma dos conceitos desportivos e a padronização dos regulamentos das disputas favorece a internacionalização do esporte. Já no século XIX existem três doutrinas: a alemã, com ginástica nacionalista valorizando aspectos ligados ao patriotismo e à ordem; a sueca, com a ginástica médica voltada para fins terapêuticos e preventivos e por fim; a inglesa, que introduz a concepção moderna de
esporte e impulsiona a restauração do movimento olímpico, com o barão Pierre de Coubertin. Esta última linha prevalece e leva à realização da primeira Olimpíada da Era Moderna em 1896, em Atenas.

As guerras interferiram no processo de evolução do esporte, que também passou a sofrer interferências de todas as formas, modificando o “Ideário Olímpico” e sua máxima de o “Importante é competir”, com o passar do tempo outras praticas foram inseridas nas olimpíadas, como o vôlei e o basquete. A simples prática esportiva deixa de ser relevante, pois o que importa é o rendimento, o resultado. Inicia-se um rápido processo de profissionalização dos atletas, alçados à condição de estrelas da mídia e heróis nacionais. Hoje vivemos um tempo diferente, onde várias práticas das mais diferentes possíveis são consideradas esporte, temos nado sincronizado, arco e flecha, judô dentre muitas outras que foram sendo criadas e ganharam adeptos em todo o mundo e ainda existem aqueles chamados esportes radicais onde se incluem o surfe, o skate, o kitesurfe e muitos outros.

O esporte bem como seus atletas tem grande importância no mundo atual, atletas que ganham salários altíssimos e competições como copa do mundo e as olimpíadas onde são gastos bilhões para sua realização. Até poderia dizer que o esporte é mais importante do que a própria condição humana ou a própria vida. Aqui mesmo no Brasil onde serão realizadas essas duas competições e onde o índice de miséria, pobreza e desigualdade social ainda são muito altos; foram disponibilizados bilhões para construções de estádios, vias e mudanças na infra-estrutura enquanto ainda vemos pessoas morando em áreas de risco, pessoas morando nas ruas ou morrendo por falta de atendimento médico. Há verba para ser usada para esses eventos, mas não para sanar os problemas do povo que viram futuramente a nos afetar. Que paradoxo!

Um só homem tem um salário de aproximadamente de 60 milhões por ano, o que ele faz? É médico, que salva vidas? Não, ele joga futebol. Que ridículo!

Enquanto isso o esporte continua caminhando, de mãos dada com o capitalismo onde o mais importante é o dinheiro. Que grande evolução.


: Michael Lima